© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Status dos reassentamentos

O modelo de reconstrução das comunidades atingidas – os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana; Gesteira, em Barra Longa – é único no mundo, com a participação ativa de mais de 400 famílias no processo, desde a escolha dos terrenos até o desenho individual de cada moradia.


São estimadas 225 famílias em Bento Rodrigues, 140 em Paracatu de Baixo, 37 em Gesteira, 83 atendimentos de reassentamento familiar para famílias da zona rural de Mariana e Barra Longa e 14 atendimentos na modalidade de reconstrução, também na zona rural dos municípios.


Até que as vilas e as propriedades sejam reconstruídas, todos têm o direito à moradia garantido pela Fundação Renova, que atualmente aluga casas para cerca de 300 famílias na região de Mariana e Barra Longa.


Desembolso e orçamento • R$ 229,4 milhões foram desembolsados pelo programa de reassentamento até o primeiro semestre de 2019 • R$ 235,1 milhões é o orçamento para as construções dos novos distritos para 2019

Conheça o status dos reassentamentos até agora:


Bento Rodrigues


O projeto conceitual urbanístico do reassentamento coletivo foi aprovado pela comunidade em fevereiro de 2018, com 99,44% de votos favoráveis. O canteiro de obras começou a ser instalado em maio de 2018.


As obras de infraestrutura (drenagem pluvial, rede de alimentação elétrica) tiveram início em janeiro de 2019. Já as obras de fundação das casas, da escola municipal e do posto de serviços / UBS de Bento Rodrigues começaram em julho de 2019. Nesse mês, também foram iniciadas as obras de adequação do aterro sanitário de Mariana, que permitirão que os resíduos sólidos sejam depositados em locais devidamente impermeabilizados, impedindo o contato dos resíduos com o terreno rural.


Paracatu de Baixo


O projeto conceitual urbanístico do reassentamento de Paracatu de Baixo foi aprovado pela comunidade em assembleia em setembro de 2018, com 97% de votos favoráveis. Em dezembro de 2018, começaram as obras de instalação do canteiro de obras, com escritórios, sanitários, estacionamento, ambulatório e refeitório, que foram concluídas em maio de 2019. Enquanto a Fundação Renova aguardava os licenciamentos, as famílias começaram, em abril de 2019, a desenvolver o projeto das residências.


Gesteira


O terreno onde será reconstruída a comunidade de Gesteira, em Barra Longa (MG), foi adquirido pela Fundação Renova em dezembro de 2018. Está em andamento a etapa de definição do projeto conceitual junto à comunidade.




Leia também a revista dois pontos, edição sobre Reassentamento