Renovando Paisagens e Renova Rebanho

Entre as soluções para a recuperação das propriedades estão o manejo racional de pastagens com a melhora da qualidade do alimento para a criação de gado, o uso e conservação do solo com a construção de “barraginhas” nas áreas de pastos (para captação de águas de chuvas) e a instalação de fossas sépticas para o tratamento do esgoto doméstico.

Uma das iniciativas implantadas é o programa Renova Rebanho, que visa a melhoria genética do rebanho bovino e aumento da produção de leite, aliando a tecnologia da inseminação artificial com técnicas de manejo. Estão sendo atendidas 75 propriedades rurais em municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

Os números até o momento são:

• 817 matrizes inseminadas

• 697 matrizes diagnosticadas

• 389 prenhezes confirmadas

• Taxa de concepção: 55%

• Nascimentos: 96 fêmeas e 93 machos

Outra iniciativa é o Renovando Paisagens. Criado a partir de uma parceria entre a Fundação Renova, a ONG World Resources Institute (WRI), o Centro Internacional de Pesquisas Agroflorestais (ICFRAF) e a Fazenda Ecológica, o projeto se baseia na implantação ou associação de sistemas agroflorestais, manejo ecológico de pastagem e silvicultura de espécies nativas.

Assista ao vídeo e entenda como funciona: