A Fundação Renova adota medidas para preservação da saúde e bem-estar de colaboradores e da sociedade bem como ações de cunho econômico, em meio ao avanço do novo coronavírus no Brasil. As decisões são tomadas a partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
As determinações abrangem tanto os colaboradores diretos e terceirizados que atuam na área administrativa da fundação quanto os que estão envolvidos em obras e outras atividades da reparação realizadas em campo, como a restauração florestal e a reparação de propriedades rurais.
A Fundação Renova acompanha a proliferação do coronavírus em todo o território atingido e continuará adotando ações de prevenção e segurança por região de acordo com os protocolos regionais, nacionais e internacionais, caso seja necessário.

Apoio aos serviços de saúde
• Atendendo ao pedido da prefeitura de Mariana, a Fundação Renova retoma as obras do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSIJ). A obra já estava em fase final e com entrega prevista para abril. Com a finalização, a estrutura poderá ser usada de forma emergencial nas ações realizadas no município diante da pandemia do coronavírus.
• Os cerca de 70 profissionais de saúde e proteção social que atuam em Mariana e Barra Longa seguem com suas atividades de atenção ao público atingido, sob a gestão dos secretários municipais de Saúde.
Comunidade e atingidos
• O pagamento de lucro cessante, relativo ao ano de 2019, estava previsto para terminar no dia 31 de março. Foi necessário prorrogar o prazo, dado ao isolamento social a que todos foram submetidos. A Fundação Renova está realizando os atendimentos, de forma remota, para não prejudicar os atingidos que ainda não foram atendidos.
• Os escritórios do Programa de Indenização Mediada (PIM) e os Centros de Informação e Atendimento (CIAs) foram fechados. O atendimento via 0800 permanece ativo, com a equipe adotando protocolos de prevenção e adaptação de sua rotina de trabalho.
• O abastecimento de água nas cidades que dependem da Fundação Renova, feito por caminhões-pipa e distribuição de galões de água mineral, está mantido. Também são mantidos o bombeamento de água em Linhares e o trabalho de manutenção de aterro sanitário em Mariana e dos canteiros de obras, com quadro reduzido de colaboradores.
Obras paralisadas e serviço administrativo remoto
• Serviço administrativo em trabalho remoto desde 16 de março.
• A paralisação de obras dos reassentamentos e das ações realizadas em campo e o trabalho remoto dos setores administrativos tiveram início em 23 de março.
• Equipes de atendimento de emergência permanecem ativas. Em Bento Rodrigues, um efetivo de 50 profissionais estará à disposição. Em Paracatu de Baixo, 41 colaboradores seguem no local. Para o atendimento dos reassentamentos familiares e moradias, estarão à disposição 15 profissionais.
A Fundação reitera que todos os assuntos que podem impactar os prazos do reassentamento são tratados no âmbito da Ação Civil Pública.
Trabalho em campo
• As atividades de campo continuam paralisadas. A medida abrange as capacitações e atividades coletivas. As atividades de produção de mudas para a restauração florestal não terão descontinuidade, adotando medidas de prevenção.
• Na região do Alto Rio Doce, as atividades de fornecimento de alimentação animal e os atendimentos aos animais nas fazendas Castro e Água Branca continuam, com ações para mitigar os riscos de contaminação ou proliferação do vírus. Manutenção financeira de parceiros e fornecedores
• Os contratos e acordos com terceirizados e fornecedores serão mantidos.
• As contratações de novos fornecedores e parceiros que já estavam previstas ocorrerão de forma remota.
• Antecipação do pagamento de notas fiscais para mais de mil fornecedores, que receberam um valor total superior a R$ 85 milhões. O prazo médio dos pagamentos foi reduzido de 30 para 5 dias.
Informação de confiança
Por se tratar de uma organização que lida com diversos públicos, a Fundação Renova está distribuindo informação de confiança sobre o coronavírus.
• A comunicação com o território foi ampliada e a população atingida recebe pílulas de informações sobre o coronavírus nos canais oficiais da fundação, colocando o conhecimento da equipe e de seus parceiros à serviço das comunidades.
• São distribuídos no território programas de rádio e pílulas de WhatsApp sobre prevenção ao coronavírus, saúde mental e dicas financeiras e de fomento à economia, entre outros.