Parceria com BrazilFoundation beneficia mais de mil pessoas na bacia do rio Doce

A retomada econômica na bacia do rio Doce passa pela restauração, fortalecimento e ampliação de cadeias produtivas e elos da economia local, além do apoio ao empreendedorismo e agregação de valor aos produtos da região. Uma das principais frentes dessas iniciativas foi a parceria entre a Fundação Renova e a BrazilFoundation, entidade que mobiliza recursos para ações empreendedoras no país inteiro. A parceria beneficiou mais de mil pessoas e suas famílias por meio do apoio a 23 projetos de geração de renda em 11 municípios nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ao todo, a Fundação Renova aportou mais de R$ 1,1 milhão nesses projetos, que melhoraram sua competitividade e potencial de geração de renda.

Iniciada em 2018, a parceria com a BrazilFoundation foi concluída em dezembro de 2020 e propiciou a 100% dos projetos apoiados implementar melhorias em sua infraestrutura e registrar resultados positivos em diversas frentes:

• 58% tiveram aumento no volume de vendas e consumidores

• 56% elevaram a diversificação de produtos e serviços

• 55% criaram novos postos de trabalho

• 53% tiveram aumento na renda dos participantes

• 52,5% elevaram a produção

O trabalho foi dividido em dois ciclos, cuja seleção dos projetos foi feita a partir de editais lançados em 2018 e 2019. No primeiro, de janeiro de 2019 a setembro de 2020, foram apoiados 13 projetos em seis municípios: Governador Valadares, Ipaba, Tumiritinga, Resplendor e Sem-Peixe, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, no Espírito Santo.

No segundo ciclo, de julho de 2019 a dezembro de 2020, foram mais dez projetos em sete municípios: Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Iapu e São Domingos do Prata, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, no Espírito Santo.

Saiba mais aqui sobre os projetos do primeiro ciclo.

Resultados do 2º ciclo

A BrazilFoundation dividiu os resultados em três “dimensões”: Dinamização de grupos produtivos e mercados; Competências em gestão de negócios; Melhoria de condições de vida e novas oportunidades de renda para as famílias e comunidade.

Os resultados por “dimensões” foram:

Dimensão 1 – Dinamização de grupos produtivos e mercados

• 100% dos grupos produtivos alcançaram uma estrutura e equipamentos adequados e estão aptos a aumentar o volume, qualidade da produção e potencial de inserção no mercado

• 30% dos grupos reportaram aumento de sua produção, sendo que 10% aumentaram o volume de produção entre 50% e 100%

• 80% dos grupos diversificaram a oferta de produtos

• 50% dos grupos aprimoraram a logística de distribuição e expandiram canais de divulgação e comercialização

• 50% dos grupos aumentaram o número de consumidores e vendas

Dimensão 2 – Competências em gestão de negócio

• 50% dos empreendimentos afirmam ter incorporado novas ferramentas de gestão e ampliado habilidades relacionadas a gestão de negócios

• 30% dos grupos participaram de outras formações para aprimoramento da qualidade e diversificação do produto, ou em aspectos específicos de gestão de negócio

Dimensão 3 – Melhoria de condições de vida e novas oportunidades de renda para as famílias e comunidade

• 557 pessoas envolvidas em processos produtivos diretamente beneficiadas

• 60% dos empreendimentos incorporaram novos colaboradores no grupo produtivo ou criaram novos postos de trabalho nas atividades de produção

• 40% dos grupos reportaram aumento de renda de seus integrantes e famílias

Covid-19

O principal desafio desse segundo ciclo da BrazilFoundation foi a pandemia do novo coronavírus, que criou um quadro de incertezas e inseguranças na economia. O cenário gerou muitos desafios e acabou evidenciando a relevância desses projetos, ao se ampliar as oportunidades de geração de emprego e aumento de renda para centenas de famílias da região.

Saiba mais aqui sobre os projetos do segundo ciclo.

Confira exemplos do 2º ciclo:

MINAS GERAIS

Produção de mel

A Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Território Rio Doce Krenak (APIRDOCE) recebeu um aporte de R$ 12,5 mil para fortalecer a comercialização do mel e própolis que produz. Até então, a entidade necessitava modernizar parte de seus equipamentos e reduzir custos de produção.

Com a parceria, obteve aumento da capacidade de produção com a aquisição de novos equipamentos; crescimento de 32% a 35% do número de novos clientes; diminuição dos prazos de entrega dos produtos; ampliação do capital de giro, permitindo a aquisição de uma maior quantidade de produtos e aumento do número de pessoas informadas sobre as potencialidades de utilização do mel na produção de cosméticos e sabonetes. Noventa e sete pessoas foram diretamente beneficiadas.

“Com a capacitação, conseguimos estruturar o valor de custo por produto para ter um valor base para estipular preços. Hoje, a APIRDOCE tem uma base de dados preenchida e com informações que podem ser acessadas e estudada pelos colaboradores, e conseguimos levar melhoria de vida para muitos outros produtores rurais.”

Andrey Teixeira, gestor do projeto

Produção de frangos

Em Resplendor, a parceria beneficiou a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Barro Branco, Sabiá e Vale do Rufino (ADEBRAS), em projeto para aumentar a produção de frango de corte e, assim, suprir a demanda existente, fortalecendo a economia do município. Outra meta era diminuir a vulnerabilidade social e complementar a renda dos associados com o aumento da avicultura.

A parceria proporcionou a instalação de 10 galpões, propiciando às famílias e à Associação a infraestrutura necessária para a avicultura. Os produtores passaram a comercializar com mercados, mercearias e a atender a toda a demanda de pedidos recebidos, aumentando em 30% a renda das famílias envolvidas, que também conseguiram inserir mais pessoas na criação e na comercialização.

“Esse projeto chegou em momento oportuno porque, com a construção dos galpões, nós agora podemos criar nossos frangos seguindo as normas de boas práticas, podendo oferecer ao cliente um produto com muito mais qualidade.”

Neusilene Borel, Gestora do projeto

ESPÍRITO SANTO

Formação Profissional

O projeto Espaço Estético Itinerante, desenvolvido em Baixo Guandu e que também recebeu alunas dos municípios vizinhos de Aimorés e Itueta, oferta cursos gratuitos de depilação e design de sobrancelhas, possibilitando que pessoas desempregadas ou de baixa renda possam aprender um novo ofício e gerar renda a partir do seu próprio trabalho.

Apoiado por meio da parceria, o projeto aprimorou a infraestrutura para oferecer formação profissional a mulheres da região. Salões de beleza de municípios vizinhos, inclusive, buscam mão de obra de mulheres formadas pelo projeto. Ao todo, 86 pessoas foram diretamente beneficiadas.

Produção de quiabos

Já o projeto Embalando Oportunidades, da Associação dos Pequenos Produtores de Alto Bananal (APPRAB), em Baixo Guandu, trabalha com produção e embalo de quiabo. Antes do projeto, o espaço onde era feito o processo de embalagem dos quiabos precisava de melhorias. Os produtos eram comercializados em caixas a granel, com durabilidade de apenas cinco dias, e não havia o processo de seleção de beneficiamento do quiabo. Atualmente, o espaço é adequado para o processo de embalagem e ganhou um refeitório.

Com a implementação do processo de seleção e beneficiamento do produto, houve aumento da durabilidade do alimento de cinco para dez dias, possibilitando o alcance de novos mercados. Além disso, o incremento do preço pode chegar até 75% do praticado antes do início do projeto e gerar aumento de renda. Ao todo, 32 pessoas foram diretamente beneficiadas.

“Esse recurso nos trouxe muitas melhorias, não só na infraestrutura, mas também em melhores condições de higiene e conforto, com o refeitório e as mesas e os ventiladores que refrescam o ambiente em dias quentes. Tudo isso trouxe uma melhor qualidade de vida, pois passamos grande parte do dia embalando quiabo.”

Wendely Mayer, beneficiária do projeto

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation é uma organização internacional, com sedes em Nova York e no Rio de Janeiro, com atuação independente, com o objetivo de mobilizar recursos para ideias e ações que contribuam para promover igualdade, justiça social e oportunidade para os brasileiros. A BrazilFoundation busca doadores individuais e parceiros institucionais para a apoiarem.

Ao longo de 18 anos de experiência em mapear, selecionar, apoiar e capacitar organizações sociais, a BrazilFoundation percebeu que organizações pequenas e de médio porte têm muita dificuldade de acessar recursos estratégicos, que visem melhorar sua gestão e acelerar seu crescimento.