Pagamento por lucro cessante

Os lucros cessantes correspondem à renda que o atingido obtinha como resultado de sua atividade produtiva, interrompida como consequência do rompimento da barragem de Fundão. Para indenizar àqueles que tiveram perda de renda em suas atividades econômicas, a Fundação Renova realiza o pagamento anual do lucro cessante, medida que se aplica aos territórios de Mariana (MG) à foz do rio Doce (ES).

O pagamento por lucros cessantes é feito anualmente. As pessoas com direito a ele em 2020 fizeram acordo no Programa de Indenização Mediada (PIM) para receberem indenização por lucro cessante em anos anteriores e o impacto em suas atividades econômicas se manteve, ainda que parcialmente, em 2019.

O valor de cada caso varia de acordo com o impacto. Assim, as propostas são personalizadas e os atingidos recebem valores distintos, tributados conforme previsto pela Receita Federal. Um total de 4.500 atingidos, de Mariana (MG) à foz do rio Doce (ES), receberão R$ 94 milhões até 31 de março de 2020.