Em 2020, serão destinados R$ 118 milhões para ações de cidadania, qualificação profissional e emprego e empreendedorismo imediato. A disponibilização de cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional, voltados principalmente para os jovens, é uma das formas de atuação da Fundação Renova para promover a retomada das atividades socioeconômicas nos municípios impactados. São oferecidas mais de 10 mil vagas em 88 cursos. A oferta dos cursos faz parte de um pacote que envolve a realização de mutirões de educação financeira, capacitação, trabalho e empreendedorismo.
Iniciação profissional
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), estão disponíveis 9.000 vagas para 13 cursos de iniciação profissional, com duração média de 14 horas. Para participar, os jovens devem ter entre 16 e 29 anos, estarem cadastrados ou terem solicitado cadastramento na Fundação Renova. Os interessados devem preencher um formulário eletrônico, disponível em https://forms.gle/TAKzNXdYNtGYE6fi9. O prazo de inscrição vai até 30 de setembro e, ao final do curso, os participantes receberão um certificado.
Cada jovem poderá escolher até dois cursos das seguintes áreas:
Consumo consciente de energia
Educação ambiental
Empreendedorismo
Fundamentos da logística
Lógica de programação
Tecnologia da informação e comunicação
Metrologia
Noções básicas de mecânica automotiva
Segurança do trabalho
Desvendando a indústria 4.0
Desvendando a Blockchain
Desvendando o BIM (Building Information Modeling)
Lean Manufacturing
Como medida de segurança diante da pandemia do novo coronavírus, os cursos serão realizados no formato on-line, para manter o distanciamento social.
Desenvolvimento de competências
Outra iniciativa é a parceria com a plataforma de cursos on-line Qualifica. Serão ofertadas 1.400 vagas para acesso integral a 75 cursos de aprimoramento profissional de duração variável: desde capacitações rápidas, de 1 hora, até formações mais longas, de 38 horas.
Os cursos somam mais de 2 mil horas de aulas e os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências e habilidades em dez áreas:
Administração
Finanças
Empreendedorismo
Introdução a Ferramentas Digitais
Idiomas
Liderança
Primeiro Emprego
Preparatórios
Especialista em Vendas
Vida Saudável
Para participar, é necessário ter mais de 16 anos, estar cadastrado ou ter solicitado cadastramento na Fundação Renova. Os interessados podem realizar quantas capacitações quiserem.
As inscrições serão realizadas de 12 de setembro a 11 de outubro, pelo site da Fundação Renova (www.fundacaorenova.org).
O especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, explica que a oferta desses cursos atende a uma demanda da população.
“Chegam muitos pedidos para proporcionar qualificação para o mercado de trabalho e com a plataforma de cursos on-line vamos poder atender a uma série de demandas”, diz.