O Futuro do Rio Doce Somos Nós




Formar lideranças jovens, capazes de pensar o futuro da bacia do rio Doce por meio de iniciativas nas áreas de desenvolvimento sustentável, inovação e preservação e resgate cultural das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão por meio da educação. Esse é o objetivo do projeto O Futuro do Rio Doce Somos Nós, realizado pela Fundação Renova em parceria com o Instituto Elos.


Além de atuar pelo desenvolvimento de lideranças jovens que serão capazes de guiar transformações em seus territórios, o primeiro ciclo do projeto, finalizado em setembro de 2019, selecionou 23 ações práticas propostas pelos participantes nas áreas de cultura, educação e meio ambiente.


“São iniciativas muito especiais e variadas nas áreas sociais, ambientais, culturais e de diversidades, que mostram a cara desses jovens e dos seus respectivos territórios, suas características e potencialidades. É muito interessante a maneira como eles se veem ativos neste processo de reparação, construindo caminhos para a regeneração do rio Doce de forma integrada, sistêmica e coletiva”, avaliou Natasha Mendes Gabriel, cofundadora do Instituto Elos e coordenadora do Projeto Futuro do Rio Doce.


Durante um ano de formação, os 90 jovens que participaram do projeto vivenciaram atividades importantes como a promoção de mutirões e a revitalização de espaços públicos. Ações que contribuem para o protagonismo juvenil e o desenvolvimento comunitário. Confira os resultados do primeiro ciclo do projeto:




© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade