Restauração florestal e de nascentes para o futuro do rio Doce

A recuperação de 5 mil nascentes e 40 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de recarga hídrica fazem parte das ações integradas para revitalização da bacia hidrográfica do rio Doce. As iniciativas buscam a melhoria nas condições de infiltração de água no solo nas áreas de drenagem e nascentes.

Em dez anos, 10 mil hectares serão recuperados com plantio direto de, aproximadamente, 20 milhões de mudas. Mais de um milhão dessas mudas serão usadas na recuperação de nascentes. Os outros 30 mil hectares passarão por condução da regeneração natural das áreas.

Proprietários rurais ao longo da bacia do rio Doce estão sendo engajados em uma série de medidas que buscam a restauração necessária após o rompimento da barragem de Fundão, ao mesmo tempo que valorizam o capital natural e redesenham o modelo de produção por meio do uso de tecnologias e estratégias sustentáveis. Em julho de 2018, a Fundação Renova lançou o edital do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), programa que recompensa financeiramente agricultores que se comprometem a recuperar nascentes, mananciais e fontes de água em suas propriedades. A adesão é voluntária. Até dezembro de 2018, 397 proprietários aderiram ao programa.