Fundação Renova e Instituto Terra formam agentes em operações florestais

Jovens de cidades da bacia do rio Doce concluíram, em dezembro de 2018, o curso de Formação de Agentes em Restauração Ecossistêmica, ministrado pelo Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (NERE), do Instituto Terra. Com duração de um ano, o curso capacitou os alunos para a execução de operações agroflorestais. Dos 16 formandos, 10 tiveram a sua formação custeada pela Fundação.

Os estudantes aprenderam, na prática, a realizar ações que envolvem reflorestamento, recuperação e manutenção de nascentes, cuidados com o solo, plantio e uso sustentável de defensivos agrícolas, entre outros temas.

Além de conceder as bolsas de estudo, a Fundação Renova custeou as despesas da turma, que teve início em março de 2018. Em 2017, o NERE, com o apoio da Fundação, formou 17 técnicos em restauração florestal – a maioria deles vindos de famílias rurais e escolas técnicas que atuam na região da bacia do rio Doce.

Parceria

Firmada em 2016, a parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Terra realizou o cercamento de mais de mil nascentes de afluentes na bacia do rio Doce. Nos próximos dez anos, serão cercadas e protegidas 5 mil nascentes. Esse trabalho é conduzido pelos técnicos da instituição, idealizada pelo fotógrafo Sebastião Salgado, com a participação de cerca de 450 propriedades rurais.