Fundo Desenvolve Rio Doce

Lançado em 2017, o Fundo Desenvolve Rio Doce busca promover o desenvolvimento econômico nas áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. A linha é um produto de financiamento de capital de giro de micro e pequenos empreendedores nos 39 municípios capixabas e mineiros afetados.

Com carteira de R$ 40 milhões, a linha com condições especiais de juro e prazo foi criada pela Fundação Renova em parceria com os Bancos de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Espírito Santo (Bandes). Em maio de 2019, a taxa mínima de juros foi reduzida pela segunda vez, agora de 0,79% para 0,59% ao mês – o primeiro corte foi de 0,89% para 0,79% ao mês. O valor mínimo de contratação é de R$ 10 mil e o máximo, de R$ 200 mil. As empresas têm até 48 meses para pagar o financiamento, com até seis meses de carência.

· R$ 40 milhões em linhas de crédito
· R$ 26 milhões emprestados para negócios em MG e ES

Com os recursos do Desenvolve Rio Doce, as empresas podem adquirir insumos, honrar pagamentos dos funcionários, fazer pequenas reformas, comprar mobiliário, dentre outras melhorias. Segundo Paulo Rocha, líder de economia e inovação da Fundação Renova, “a proposta estimula a saúde financeira do empresariado para que possa manter e gerar empregos”.