Fundação busca parcerias com fornecedores locais



Com o objetivo de prospectar e cadastrar novos fornecedores locais, para que tenham a oportunidade de participar de processos concorrenciais, a Fundação Renova executa semanalmente plantões de apoio em Mariana e Governador Valadares (MG). O Dia do Fornecedor ocorre às quintas-feiras nos escritórios da Renova. A iniciativa busca a contratação de fornecedores locais, movimentando os negócios nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão.


Para efetivar o cadastro como fornecedor, o representante da empresa deve apresentar o contrato social, cartão de CNPJ, inscrição estadual e municipal, além de dados bancários. Nos encontros semanais, colaboradores da Renova também explicam sobre as fases concorrenciais dos processos de contratação. Ou seja, uma lista de empresas é selecionada, dando preferência aos 39 municípios impactados. Durante o processo, os fornecedores são avaliados nos quesitos capacidade técnica, financeira e compliance.


A Fundação trabalha para que o processo de compras e contratações de produtos e serviços ocorra com transparência e ética, de forma a permitir entrega de qualidade, rigor técnico na escolha dos fornecedores e melhores condições de negociação.


Em 2018, os contratos com fornecedores locais somaram R$ 519 milhões em Mariana. Até maio de 2019, 144 empresas locais marianenses, de diversas áreas de atuação, prestam algum tipo de serviço à Renova. Em Governador Valadares, os contratos com fornecedores locais movimentaram R$ 78 milhões em 2018. Até maio de 2019, 67 empresas valadarenses prestam algum tipo de serviço à Fundação.


Segundo Simone Pimentel, líder da cadeia de suprimentos da Fundação Renova, a ideia é conhecer os fornecedores dessas localidades e incentivá-los a efetivar o cadastro. “Estamos em busca de parcerias com as empresas locais. Essa iniciativa é um caminho importante para aproximar a Fundação das empresas locais, esclarecer dúvidas e aumentar a base de dados de fornecedores”, explica.


A política de contratação local da Fundação Renova é parte do compromisso firmado no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), de recuperação da economia dos municípios atingidos. A prioridade é para fornecedores com sede em um dos 39 municípios impactados e para os produtos da região.

© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade