Documentaristas visitam projeto



Uma equipe de documentaristas visitou a Reserva Técnica no início de maio para registrar as ações de conservação de peças e fragmentos resgatados na lama oriunda do rompimento da barragem de Fundão e em áreas não atingidas. Eles estão produzindo o documentário “ICORP on the road”, do Comitê Científico Internacional sobre Preparação de Risco (ICORP, em inglês). O ICORP é um comitê científico internacional da ICOMOS, uma organização não governamental (ONG) associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


O diretor socioeconômico e ambiental da Renova, André Freitas, concedeu entrevista aos documentaristas e falou sobre a criação da Fundação e o envolvimento das comunidades na reparação. A equipe também entrevistou a responsável pela Reserva Técnica, a arquiteta e arqueóloga Danielle Lima, e os restauradores Sérgio Norberto e Antônio Santos. Eles explicaram as etapas dos trabalhos desenvolvidos desde a chegada das peças e fragmentos até a conservação. Nem todas as peças foram recolhidas na lama. Peças provenientes da Capela de Nossa Senhora das Mercês, de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), foram recolhidas e encaminhadas à Reserva Técnica por questões de segurança.


Além do Brasil, a equipe está fazendo filmagens em outros países atingidos por desastres. A proposta do projeto é mostrar, por meio de um documentário, que há a possibilidade de ressignificação após grandes tragédias.

© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade