© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Fundação Renova avança no modelo de prestação de contas à sociedade


O primeiro trimestre de 2019 marca os três anos da assinatura do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), que estipulou o modelo do processo de reparação da Bacia do Rio Doce e dos impactos do rompimento da barragem de Fundão. A data prevê um balanço das ações empreendidas até o momento.


Em linha com o direito da sociedade de acesso às informações da reparação de forma ampla, transparente e pública, a Fundação Renova avança no modelo de prestação de contas e lança a página Dados da Reparação, que se soma aos materiais já existentes disponíveis ao público.


A página é um canal permanente na internet que contém o balanço trimestral das principais frentes de ações empreendidas e os documentos oficiais de prestação de contas. Os dados já mensalmente disponibilizados no site da Fundação Renova, enviados aos órgãos públicos e auditados, incluindo eventuais atrasos nas execuções e considerações sobre complexidades, passam a ser disponibilizados de forma mais objetiva e menos técnica.


Quem acessa a plataforma encontra o balanço trimestral das principais realizações dividido em três eixos: Terra e Água, Pessoas e Comunidades e Reconstrução e Infraestrutura, o que facilita a navegação pelo site.


O lançamento da página foi feito no formato de informe publicitário, difundido na mídia impressa nacional, regional e local. A publicação teve caráter de prestação de contas. Nenhum recurso da reparação foi utilizado nessa divulgação. O orçamento anual da Renova prevê, de forma segregada, as despesas administrativas e finalísticas (de reparação e compensação), de acordo com as cláusulas 238 e 240 do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC).

Anúncio publicado nos principais jornais do País

A Fundação Renova acredita que as informações sobre a reparação, em suas diversas frentes, alimentam e contribuem para a discussão da reparação de desastres ambientais e das formas de engajamento das comunidades e da sociedade.