Cultura e tradição em Bento Rodrigues




A preservação do patrimônio cultural imaterial e das tradições dos moradores atingidos pela barragem de Fundão é parte fundamental do processo de reparação. Esse princípio guiou a construção e a entrega do novo oratório de Nossa Senhora Aparecida, primeiro bem público recebido pela comunidade de Bento Rodrigues.


Construído no mesmo lugar da antiga capela, o oratório faz parte das celebrações culturais religiosas da comunidade de Bento Rodrigues, como a festa de Nossa Senhora Aparecida, tradição importante da população local. O local também recebeu a imagem da padroeira, restaurada pela Reserva Técnica da Fundação Renova.



“Começar por uma entrega relacionada à celebração de fé para nós é motivo de bastante orgulho, e significa que existe sentido para eles em tudo isso que está sendo feito. Começamos, então, pela cultura, pela força que isso tem para manter a comunidade unida, partilhando a devoção e a memória”, explica a especialista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Bianca Pataro.


Reserva Técnica da Fundação Renova


Criada para abrigar e restaurar os bens de valor histórico das comunidades atingidas, 2.500 peças e fragmentos recolhidos pela equipe de campo integram o acervo da Reserva Técnica. Grande parte desses itens vem sendo restaurada, para que possa retornar aos novos distritos assim que a construção dos reassentamentos for finalizada. Esse é um trabalho extenso, que envolve arqueólogos, técnicos de restauração e moradores das comunidades.


Veja como é feito o trabalho de restauração de peças na Reserva Técnica:




© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade