Bento Rodrigues: infraestrutura em conclusão e primeiras casas prontas

Ruas pavimentadas, bens coletivos em fase avançada e casas em conclusão dão forma às cidades que são construídas para os reassentamentos. Em Bento Rodrigues, em Mariana (MG), os primeiros moradores estão visitando suas casas prontas. Outras três casas em Bento Rodrigues também estão na fase de acabamentos e serão concluídas até dezembro.

A pavimentação das ruas está finalizada, com asfalto e calçamento. Todos os 300 postes de iluminação foram instalados e estão sendo equipados. A construção das vias facilita o deslocamento dos trabalhadores para as frentes de obra e a logística de chegada de materiais, inclusive no período de chuva. Também está pronta a rede primária de abastecimento, que levará água potável até os reservatórios. Até o fim de 2020, 95% dessa infraestrutura (vias, posto de saúde, posto de serviços e escola) estará concluída.

As intervenções no posto de saúde e serviços e na escola municipal estão na etapa de alvenaria. Com mais de 3.800 metros quadrados de área construída, a escola reunirá doze salas de aula, quadra poliesportiva e parquinho infantil, além de toda a área administrativa com sala de professores e espaços de apoio. O posto de saúde terá atendimento médico, psicológico, odontológico e sala de fisioterapia.

Cerca de 140 projetos residenciais foram protocolados na Prefeitura de Mariana (MG) até agosto de 2020; até agosto, foram emitidos 98 alvarás para casas e para três bens públicos, além de 19 licenças para os lotes sem edificação.

Veja o que está sendo feito:

Infraestrutura de ruas

Todas as ruas principais, que fazem parte da área onde serão as casas das famílias reassentadas, estão prontas. Isso significa que estão finalizadas a parte visível da cidade, o asfalto e o calçamento, e tudo aquilo que está embaixo, como a terraplenagem e as redes de água, esgoto e drenagem. Os trabalhos de pavimentação seguem nas ruas que não estão dentro da área onde as famílias serão reassentadas.

Escola

As obras na Escola Municipal Bento Rodrigues avançam. Agora os trabalhos seguem na concretagem da laje e alvenaria das salas de aula e no ginásio, com a montagem da estrutura metálica.

Posto de Saúde e Serviço

O Posto de Saúde e Serviço está em fase de acabamento, com a assentamento do piso na parte interna e emassamento de teto.

Estação de Tratamento de Esgoto

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da comunidade começou a ser construída em um local fora do reassentamento. O esgoto das casas e bens coletivos vai chegar à estação por meio da força da gravidade, que vai empurrar o material ao longo de 2.400 metros de tubos. O material passará por processos químicos e biológicos até poder ser devolvido à natureza.

Bens coletivos:

• Campo de futebol

• Escola

• Posto de saúde

• Posto de serviços

• Igreja das Mercês

• Igreja São Bento

• Templo Assembleia de Deus

• Associação comunitária

• Quadra poliesportiva

• Associação de hortifrutigranjeiros

Veja o tour virtual das obras de Bento Rodrigues: