© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Painel do Rio Doce divulga estudo sobre proibição da pesca



O Painel do Rio Doce, grupo independente de assessoria técnica e científica que tem o objetivo de assessorar os esforços de recuperação da Bacia do Rio Doce, coordenado pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), apresentou, no último dia 12 de junho, um relatório sobre a proibição da pesca.


Chamado “A proibição da pesca após o Rompimento da Barragem de Fundão: usando o princípio da precaução para restaurar a pesca na Bacia do Rio Doce”, o relatório faz um apanhado dos mais recentes estudos conduzidos na área atingida e aponta que já há indícios de que a biota aquática vem se recuperando. Com base nos resultados, ao painel recomenda um esforço integrado da Fundação Renova com o Comitê Interfederativo (CIF) e com os pescadores (integrando-os à rede de monitoramento de qualidade do pescado) para se chegar à revogação da proibição da pesca e, assim, iniciar um programa sustentável para a atividade.

O estudo conduzido pelo Painel do Rio Doce listou as seguintes recomendações para a Fundação Renova:

  1. Trabalhar em estreita colaboração com o CIF para elaborar uma estrutura de decisão unificada e um cronograma que viabilizem a suspensão da proibição da pesca, incluindo a coleta de indicadores de biodiversidade aquática e toxidade de peixes e uma análise integrada que reflita as preocupações das partes afetadas, das agências reguladoras e da comunidade científica.

  2. Engajar pescadores de ambos os sexos como parte integrante da sua rede de monitoramento para medir os indicadores necessários para a revogação da proibição da pesca e para o início de um programa de pesca sustentável.

  3. Comunicar os resultados da avaliação geral da biodiversidade aquática e da toxicidade dos peixes, além dos resultados da análise integrada, às comunidades afetadas, órgãos de governo e meios de comunicação.

Para ler o estudo completo, acesse: https://www.iucn.org/files/rio-doce-panel-issue-paper-2-pt