Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)


Oferecer apoio técnico para o reestabelecimento da rotina produtiva nas propriedades rurais é parte do trabalho que vem sendo realizado junto aos produtores. A Fundação Renova também atua no sentido de fomentar a utilização de técnicas que agreguem valor à produção agropecuária. 


As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) tiveram início em meados de 2017 e são ponto fundamental na retomada das atividades agropecuárias vinculadas à diversificação de fonte de renda e produção sustentável. A assistência ocorrerá em todo o processo de reparação integrada das propriedades rurais.


Até o momento, foram realizadas ações voltadas à conservação de recursos naturais, gestão da propriedade, diversificação da produção e práticas de produção sustentável em propriedades de Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Santa Cruz e Rio Doce.

Dois editais para selecionar instituições parceiras já foram lançados. Aquelas localizadas na Bacia do rio Doce, com experiência comprovada de atuação local, tiveram prioridade no processo.


A entidade que irá atuar na primeira etapa do ATER Sustentabilidade - Retomada das Atividades Agropecuárias será a Organização Cooperativa de Agroecologia da Zona da Mata (OCA). O atendimento será prestado a propriedades rurais das cidades de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Ponte Nova e Rio Doce, todas em Minas Gerais. Cada família atendida será contemplada com 64h/ano entre atividades coletivas e individuais.  


Para a obtenção de bons resultados, a Fundação Renova entende que os produtores devam ser os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais. Quanto às soluções, a Renova acredita que sua construção deva ser coletiva a partir da realidade de cada propriedade, aliando conhecimento técnico ao tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais atingidas.

© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade