© Copyright 2019 Fundação Renova. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Quem somos

A Fundação Renova tem como compromisso a reparação integral dos danos sociais e ambientais causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. Fundada em 2016 por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta, faz parte de um sistema de reparação colegiado. Dezenas de entidades estão reunidas na implementação de soluções para os impactos identificados nas regiões atingidas. Fazem parte de sua governança mais de 70 entidades.

Dentro desse sistema colegiado, a Fundação Renova é responsável pelas ações de reparação e compensação - junto com especialistas e organizações parceiras de mais de 50 áreas de conhecimento, como ONGs, universidades, órgãos de governo e outros. Cerca de 7 mil pessoas (entre colaboradores e terceiros) estão mobilizadas, trabalhando de Mariana à Foz do rio Doce.

A Fundação Renova é a única instituição no Brasil formada exclusivamente para executar integralmente um processo de reparação e compensação de desastres. As ações acontecem nos 39 municípios impactados, em um período estimado de 15 anos de operações. Todo esse trabalho é realizado por meio de 42 programas socioeconômicos e socioambientais divididos em três grandes eixos de atuação integrada.

Pessoas e comunidades

Diálogo, cadastro, indenizações,

saúde, fomento à economia, educação e comunidades tradicionais e indígenas

Terra e Água

Manejo do rejeito, gestão hídrica, uso do solo, restauração florestal, biodiversidade e assistência aos animais

Reconstrução e Infraestrutura

Reassentamento, tratamento de água e efluentes, infraestrutura

urbana e acessos e contenção de rejeitos

Assine para receber nosso conteúdo